quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Apresentação do Clube

Fundação: 18 de Julho de 1975. A Associação que se denominou Grupo Desportivo e Recreativo de Santo Aleixo da Restauração, antes de adoptar a designação actual, sempre teve como objectivo principal a prática do Futebol. Era (e é) uma maneira de colmatar uma das imensas lacunas de freguesias com as características de Santo Aleixo; a vertente desportiva.
Puro amor. Com chuteiras ou sem chuteiras, sempre com uma bola, quase sempre também de qualidade duvidosa, praticava-se fervorosamente o desporto-rei em Santo Aleixo. O campo era sempre aquele mais plano possível e as balizas erguiam-se da improvisação e imaginação dos atletas.
Varge das Caleirinhas. Até ao dia em que se alisou um terreno inóspito e irregular, onde as rochas, as ervas e muitas pedras fintavam qualquer defesa por muito bom que fosse. Barreira abaixo, barreira acima, importava era jogar à bola! Agora com um emblema ao peito. E um emblema traz responsabilidade!
Honra. Deixámos de ser uma equipa de 7 ou 8 amigos que vão jogar contra outros tantos de Safara ou do Sobral ou de Santo Amador. Passámos a representar um emblema, uma instituição, uma terra! E é uma honra ter a responsabilidade de honrar este emblema e esta terra.

No ano de 2002, o nome do Grupo, que com essa designação disputara muitos campeonatos do INATEL, volta a ser alterado para possibilitar a inclusão do clube no Campeonato Distrital da 2ª divisão 2002/03, e passa a denominar-se Clube Futebol Santo Aleixo da Restauração (CFSAR). Inesperadamente, o Clube cessou a sua actividade após um primeiro campeonato muito honroso num escalão superior, no qual a Direcção se empenhou muito, como outras, mas com encargos financeiros que outras jamais tiveram.
No ano de 2005, um grupo informal de jovens decidiu revitalizar este património desportivo, que empolgou e serviu algumas gerações de conterrâneos seus, e formou uma lista que concorreu aos orgãos do Clube como lista única. Uma direcção jovem que se quer dinâmica que assumiu a responsabilidade de devolver o desporto, e o futebol a Santo Aleixo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Continuem assim,nunca deixem o futebol chegar ao fim na nossa terra